Menu


Banda pé de Coelho da seleção brasileira se apresenta no Largo do Pelourinho no domingo


Neste domingo, dia 30, tem Olodum de volta as ruas do Pelourinho. Os tambores do grupo estão prontos para emanar boa sorte para o Brasil, no jogo que a seleção disputa com a Espanha. O encontro acontece às 18h no Largo do Pelourinho. Para a Copa das Confederações, a banda também lançou a canção "Olodum Raiz do Brasil",  de autoria de Jucka Maneiro, Sandoval e Roberto Cruz.

Embaixador da Copa de 2014, o grupo nos jogos do Brasil também apresentará o hino nacional em forma de Samba Reggae.

 História da torcida - O Olodum desde 1990, por iniciativa do então vice-presidente Petronilio Alves (Petu) organiza a Torcida pela Seleção Brasileira de Futebol. Logo no inicio foi feito um show para FIFA em Lausane na Suíça, pelos 90 anos da entidade. O grupo já acompanhou a seleção brasileira, em 1994, nos Estados Unidos, em 1998 na França, em 2002 na Coréia do Sul. Em 2006 na Alemanha, o Olodum foi convidado pela FIFA para o show de abertura em Berlim no Portão de Braderburg junto com Pelé e outros campeões do mundo.

Em 2002, na Copa do Mundo da Coréia e Japão, por solicitação da Jornalista Wanda Chase, a Torcida Brasil Olodum, tornou-se noticia nacional e internacional. A festa foi no Pelourinho, quando o grupo comandou uma grande torcida brasileira pelo titulo mundial, transmitido pela TV Globo e por Galvão Bueno como a torcida pé quente da conquista do Pentacampeonato de futebol.

Em 2006, desde maio foram organizados os eventos da Torcida Brasil Olodum na Praça Pedro Arcanjo e no Largo do Pelourinho, nos dias de jogo do Brasil, para um público de mais de dez mil pessoas. Em 2009, a Escola Olodum recebeu a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador que veio visitar as instalações do estádio de Pituaçu. No dia do anuncio pela FIFA, a Banda Olodum fez um show no Pelourinho para comemorar com uma grande festa da Torcida Brasil Olodum. No mesmo ano, a Torcida Brasil Olodum realizou uma grande festa no Largo Tereza Batista para ajudar a seleção brasileira de futebol a se classificar para o primeiro mundial na África do Sul em 2010.

No Carnaval de 2010, O Bloco Olodum homenageou o futebol através do Tema Índia, Brasil, África do Sul – A terceira visão, com ênfase nas copas do Mundo de 2010 e 2014. Em 2013 o tema do Carnaval do Olodum foi: Samba, Futebol, Alegria - As raízes do Brasil. O tema abordou a criação do Samba e da paixão pelo futebol com a alegria e energia dos brasileiros e lembrou as raízes da formação social do país.

 
Topo