Menu

Os turistas que quiserem curtir a programação montada especialmente para as comemorações da Independência da Bahia contarão serviço de transporte gratuito, até o Centro Histórico de Salvador.  Nos dias 02, 05 e 06 de julho o Salvador Bahia Bus em parceria com a Secretária de Turismo da Bahia, por meio da Bahiatursa, vão ofertar dois ônibus que percorrerão os principais hotéis da região central da cidade e também de Stella Maris e Itapuã.
Um dos ônibus partirá às 18h30 do Hotel Stella Maris Resort, e percorrerá os principais hotéis da região de Stella Maris, Itapuã e Patamares. O outro ônibus iniciará o roteiro às 18h30 na Av. Tancredo Neves, no ponto de ônibus localizado em frente à Casa do Comércio. O retorno será feito às 23h00, e o embarque será realizado em frente ao Museu da Misericórdia, no Pelourinho.
Para mais informações sobre o roteiro e horários do ônibus basta entrar em contato com a recepção do hotel em que está hospedado ou pelo telefone: (71) 3356-6425.
Programação cultural - Dos dias 02 a 06 de julho, uma intensa programação cultural foi preparada para a comemoração dos 190 anos de Independência da Bahia.  Dentre as principais atrações está o espetáculo “Dois de julho – A Ópera da Independência” que será encenada gratuitamente no Terreiro de Jesus. Com direção de Paulo Dourado, a peça musical será encenada nos dias 02, 05 e 06 de julho, a partir das 20h00. O cantor Gerônimo assina a trilha sonora original e participa também da execução das músicas no palco, junto com sua banda.
O espetáculo terá duração de 1h15. O roteiro da obra tem estrutura de teatro épico, alternando cenas musicais, diálogos dramáticos, narrativas e recitações. Tudo baseado na dramatização dos principais fatos históricos ligados ao ciclo da independência baiana, como a intervenção presidida por Madeira de Melo, os focos da resistência e a ação dos deputados baianos e dos mártires.

Programação Cultural 2 de julho
02 de julho
14h às 20h - Programação Musical no Pelourinho (Pelourinho nas Praças Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Pedro Arcanjo) - SECULT
20h – Apresentação Opera da Independência (Pelourinho na Praça Terreiro de Jesus) - Bahiatursa
21h30 – Show Banda Filhos de Jorge (Pelourinho na Praça Terreiro de Jesus) - Bahiatursa
Dia 02 a 05 de julho - Exposição Rota da Independência. Galeria do Largo Pedro Archanjo. Pelourinho - SECULT

03 de Julho
14h 30 às 19h - Feira do Livro “Ao pé do caboclo”, FPC/SecultBa. Campo Grande
18h - Show Três na Folia, com Cláudia Cunha, Manuela Rodrigues e Sandra Simões, na Feira do Livro “Ao pé do Caboclo”. - SECULT
19h30 às 21h30 – Show do Grupo Musical Janela Brasileira e Convidados. Campo Grande - SECULT

04 de Julho
14h30 às 19h - Feira do Livro “Ao pé do caboclo”, FPC/SecultBa. Campo Grande
16h30 - Lançamento da Revista em quadrinhos “Dois de Julho – A Bahia na Independência do Brasil” de Mauricio Pestana. FPC/ SecultBa. Campo Grande
17h - Apresentação musical com Dinha Dórea e Banda. Campo Grande - SECULT
20h - Programação Musical no Pelourinho (Pelourinho na Pedro Arcanjo) - SECULT
  
05 de Julho
14h30 às 19h - Feira do Livro “Ao pé do caboclo”, Fundação Pedro Calmon/ SecultBa. Campo Grande
19h - Volta da Cabocla dos Carros Emblemáticos, da Cabocla e do Caboclo, ao Pavilhão 2 de Julho na Lapinha, Fanfarras e Grupos Culturais.

Saudação a Cabocla e ao Caboclo, em frente Casa 12, Largo do Pelourinho, Sede do Centro de Culturas Populares Identitárias /SecultBa

20h – Apresentação Opera da Independência (Pelourinho na Praça Terreiro de Jesus) - Bahiatursa
21h - Programação Musical no Largos do Pelourinho (Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Pedro Arcanjo) - SECULT
21h30 - Show de Carlinhos Cor das Águas (Pelourinho na Praça Terreiro de Jesus) - Bahiatursa
 06 de Julho
20h - Apresentação Opera da Independência (Pelourinho na Praça Terreiro de Jesus) - Bahiatursa
21h30 - Show de  Walter Queiroz / Show de Aloisio Menezes (Pelourinho na Praça Terreiro de Jesus) - Bahiatursa
 
Topo