Menu


A bigband Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz apresenta em Salvador o projeto Rumpilezz Visita Caymmi. O espetáculo, que traz um passeio pela obra do compositor baiano Dorival Caymmi, acontecerá no Teatro Castro Alves, no dia 10 de setembro, às 21h, e contará com participação da OFUN - Orquestra da Funceb. Os ingressos custam R$20 e já estão à venda. A apresentação é uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Governo da Bahia.
Entre as músicas que serão apresentas ao público estão Canto de Nanã, Canto de Obá e O vento, traduzidas pela Rumpilezz, e Mãe Menininha e Maracangalha, executadas pela OFUN. Ao todo, dez composições serão dedicadas ao expoente da música popular.
“A obra de Caymmi tem essencial destaque na estruturação da música brasileira. Ele foi o primeiro a trazer a informação da música da Bahia de maneira rigorosa e aproximou a música popular de elementos importantes da música de matriz africana. Neste encontro, vamos dialogar com essa matéria prima caymmiana e ir adiante com, por exemplo, o samba presente em sua obra”, explica Letieres Leite.
ORKESTRA RUMPILEZZ
As raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz. Esta é a proposta musical de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, a BigBand instrumental de percussão e sopros. Criada em 2006 pelo instrumentista e compositor Letieres Leite, a Rumpilezz é “regida” pelo rigor da percussão afro-baiana e marcada pela influência do jazz em sua construção harmônica.
Depois de se aproximar da obra de Gilberto Gil em quatro concertos em São Paulo, o grupo se prepara para um novo projeto, o álbum Rumpilezz Visita Caymmi. Com previsão de lançamento para 2015, o CD será uma reverência ao compositor baiano e terá novas estruturas de arranjos para músicas como Suíte dos Pescadores e Dois de Fevereiro, concebidas a partir das claves e desenhos rítmicos do Universo Percussivo Baiano.
OFUN – ORQUESTRA DA FUNCEB
Composta por alunos do Programa de Qualificação em Música de 2014 do Centro de Formação em Artes da FUNCEB, a OFUN – Orquestra da Funceb traz o mesmo alicerce de construção da Orkestra Rumpilezz: o método UPB, desenvolvido pelo instrumentista e pesquisador Letieres Leite.
Entre as observações musicais estudadas pelo grupo de 25 jovens músicos está o compositor Dorival Caymmi, que ganhou especial atenção entre os instrumentistas de sopro e base.
DORIVAL CAYMMI
A escolha de contemplar um compositor que usasse a mesma linguagem e conceito da Rumpilezz encontrou em Caymmi a conexão. Com uma obra fresca e repleta de baianidade em sua construção, o cantor é apontado como um dos principais nomes da Música Popular Brasileira.
Em 2014, ano de celebração do centenário de Dorival Caymmi, o dono do “diferente olhar sobre a música da Bahia” ganha devidas homenagens, que colocam o seu conteúdo de musicalidade em importante lugar de observação.
SERVIÇO                                                                                                
Rumpilezz Visita Caymmi
Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz | Participação OFUN

Data: 10 de Setembro Horário: 21h
Local: Teatro Castro Alves
Ingressos: R$ 20 (inteira)

Realização: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Governo da Bahia.
 
Topo